Pages

sábado, 3 de julho de 2010

  ..:: Café Expresso::..

O Scorsese que quase ninguém viu


Jerry Lewis e Robert De Niro ,os astros de "O Rei Da Comédia"



Martin Scorsese já era um cineasta renomado quando fez “O Rei Da Comédia” (The King Of Comedy) em 1983. Feito após dois grandes êxitos, os filmes “Taxi Driver” (idem, 1976) e “Touro Indomável” (Raging Bull, 1980), para muitos Scorsese errou a mão, para outros é um dos seus filmes mais geniais.

“O Rei Da Comédia” conta a história de Rupert Pupkin (Robert De Niro) um comediante de stand-ups que alimenta o desejo de se tornar famoso e se apresentar no talk-show de Jerry Langford (Jerry Lewis, para muitos o maior comediante de todos os tempos). Para isso Rupert não poupara esforços e junto com sua amiga Masha (Sandra Bernhard), fará loucuras pra alcançar a fama.

O filme talvez seja o mais humano e violento do diretor. Não a violência de “Taxi Driver”, mas a violência psicológica, com o apelo muito próximo a nossa realidade, pessoas que fazem de tudo para alcançar a fama.

De Niro nunca esteve tão conectado com o público, afinal vemos milhares de pessoas como Rupert todos os dias em nossas ruas e na mídia, conseguindo passar para o espectador toda a tensão e loucura do personagem. Jerry Lewis interpreta uma sátira a Johnny Carson, o pai dos talk-shows, só que acrescenta um pouco de arrogância e antipatia. Lewis teve alguns problemas com o método de trabalho de Scorsese e chegou a dirigir uma seqüência para o filme e ficou chocado com a preparação de De Niro para algumas cenas.

Com um roteiro brilhante, com diálogos de alto nível de Paul D. Zimmerman, uma fotografia limpa e com tons de cinza de Fred Schuler, uma direção inteligente de Scorsese e ótimas interpretações, “O Rei Da Comédia” é um clássico esquecido, vivendo a sombras de outros filmes de Scorsese. O próprio afirmou que não deveria ter feito o filme, mas realiza aqui um retrato fiel e concreto sobre a obsessão e ambição para alcançar a fama e o sucesso. Se você acha que já viu ou ouviu algo parecido, assista “O Rei Da Comédia”.