Pages

quarta-feira, 23 de junho de 2010

..:: Jukebox ::.. (parte II)

Já ouviu algo que mistura ritmos latinos com o velho hardcore californiano? Ou rock progressivo com pitadas de dub e blues? Lançado em julho de 2009, o disco Mandala dos RX Bandits apresenta algo novo que só foi possível de acontecer após dez anos de caminhada e evolução musical.

Recheado de misturas rítmicas e singularidade que enriquecem a essência rock da banda, o álbum é composto por onze faixas de tempo consideravelmente longo e que, provavelmente, vão surpreender quem conhece um pouco de rock. A produção conta com vários elementos diferentes entre si, como instrumentos de sopro, teclado, sintetizador e trechos instrumentais. Os vocais são em inglês, mas, como o disco todo é uma surpresa, há partes cantadas no simpático espanhol.

De fato, não é um disco para ser ouvido rapidamente. Como as músicas não são curtas, é preciso que sejam ouvidas com calma e atenção, pois a totalidade da canção é que mostra a complexidade e o estilo do quarteto californiano. Já os chamaram de filhos do Bowie, devido à transformação que o grupo sofreu. Sofreu, não. Provocou! Embora com um estilo novo, algumas características dos norte-americanos foram preservadas, como as letras de cunho social e politizadas, além da agressividade das guitarras.

Canções como March Of The Caterpillar, White Lies e Mientiras La Veo Soñar são, com certeza, repletas de criatividade e psicodelia; e o que não fica atrás é o encarte do álbum, que traz aves tropicais totalmente coloridas em volta de uma bela mulher com os olhos tapados com a bandeira norte-americana. Vale a pena conferir!




..:: Jukebox ::..

Se perguntar a qualquer um o que uma banda recém-formada, com apenas três dias de ensaio, pode fazer numa apresentação ao vivo, essa pessoa, provavelmente, lhe dirá que não muita coisa. Mas não se for o caso de Time Lapse Consortium.

Criado em 2003 com a finalidade de ser um curto projeto musical e formado
por Mike Einziger (guitarra), Jose Pasillas (bateria), Ben Kenney (baixo), Neal Evans (órgão) e Suzie Katayama (arranjos de cordas), o grupo reproduz o melhor do funk e jazz, com influências dos anos 1950 e 1960. Na formação original não há vocal, somente o som instrumental e dançante, exceto na participação especial do vocalista Brandon Boyd, em A Certain Shade of Green e o acompanhamento dos metais e percussão.

A ideia da banda foi do excelente e criativo guitarrista Mike Einziger que,
segundo ele, "sempre quis pintar um quadro com muitas cores diferentes", se referindo às inúmeras possibilidades que uma banda com mais instrumentos oferece.

Depois de algumas apresentações em 2003, o projeto terminou e cada um dos
integrantes tocou seu rumo com seus projetos musicais primários. Mas o interessante disso tudo é que a banda-relâmpago continua a ganhar fãs e seu trabalho, mesmo que curto, ficou marcado e serve de parâmetro quando se fala em jazz, psicodelia e funk de qualidade.

Confira o que registrou a fama de Time Lapse Consortium.