Pages

terça-feira, 6 de julho de 2010

..:: Cardápio ::..

Buenas...


Hoje o cardápio irá mostrar a vocês uma das poucas publicações que tem como foco o ABC paulista. Região que, a despeito de sua importância nas lutas das causas sociais e trabalhistas, e na redemocratização do país, sofre o estigma de "sombra da capital" por alguns setores da sociedade que não enxergam com tanto "entusiasmo" os ganhos sociais, políticos e culturais do ABC.

Experiências políticas no ABC paulista: lutas e práticas dos trabalhadores(Antônio de Almeida, Uberlândia. EDUFU - 2008) é um raio x dos processos históricos que culminaram com o perfil social e político que o ABC tem hoje.



Antônio de Almeida, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, resgata
por meio de uma sólida pesquisa em livros, artigos e textos referentes as cidades que
compõe o ABC, o início de uma das mais importantes características que denotam a região: a industrialização.

Porém, o livro não se limita a isso.

Almeida lembra de características sociais, políticas, e até geográficas, que direta ou indiretamente contribuiram para a vinda das indústrias e a consequente transformação da esfera social, outrora tipicamente destinada a agricultura, ainda na primeira década do século XX.

O historiador tem o cuidado de contextualizar a maneira como a industrialização do ABC, ao longo dos anos, contribuiu de maneira decisiva para a construção da identidade do trabalhador fabril e a dinâmica presente nas relações sociais que permeiam o dia-a-dia de seus moradores.

Almeida destaca a grande produção cultural perpetrada pelos artistas e trabalhadores, ao contrário de certos setores da sociedade, onde, no mínimo, possuem uma atitude "apática" em relação ao desenvolvimento intelectual dos sete municípios. Teatro, cinema, artes pláticas e variadas formas de expressão, tem espaço na obra que traz a tona a cultura peculiar, porém rica, que é presente na região.

Um livro que toda pessoa, e aspirante a historiador, que tenha alguma ligação com o ABC deveria conhecer não só pelo vasto material histórico que possui. Ele agrega, acima de tudo, no conhecimento à uma região essencialmente carente, que em favor da industrialização e do acúmulo de riquezas necessários a construção da imagem e do status da "metrópole", não foi capaz de reverter ao trabalhadores, atores principais deste cenário, a importância econômica e política que possui no Brasil.